Imprensa


Citronela Doc chega à sua terceira edição trazendo cultura, música e resgates da ancestralidade indígena a Ilhabela

* Evento gratuito acontece entre 8 e 10 de dezembro

  * Exibições acontecem no Hostel da Vila e no Espaço Re-Percussão, no Centro Histórico

O festival Citronela Doc – Festival de Documentários da Ilhabela chega à sua terceira edição em dezembro de 2023 e traz documentários nacionais contemporâneo que foram destaques da crítica e premiados em festivais.


A programação é toda gratuita e acontece no Hostel da Vila e no Espaço Re-Percussão. Neste ano, o festival está sendo realizado de forma independente por produtores culturais, com equipe e fornecedores todos baseados em Ilhabela.


O evento traz sete longas e nove curtas-metragens, cujas temáticas giram em torno de música, dança, arte, história, ciência, lendas caiçaras, resgate da ancestralidade indígena, esporte e religiões de matrizes africanas e indígenas. As produções foram selecionadas pelos curadores Carol Misorelli, Marcia Vaz, Marcio Miranda Perez e Francisco Cesar Filho (ver biografias abaixo), que possuem ampla experiência em curadoria de mostras e festivais de cinema brasileiros e internacional. Os curtas serão exibidos em duas sessões, sendo que uma delas é toda dedicada ao cinema produzido no Litoral Norte e teve curadoria feita em parceria com a Mostra Existe Cinema em Ubatuba.


O festival Citronela Doc nasceu em 2021 e já se firmou como referência em cinema documental na agenda cultural anual da cidade de Ilhabela. O evento é marcado pela diversidade na produção cultural, reunindo filmes realizados em diversos estados do Brasil, por pessoas de diferentes gêneros e etnias, incluindo realizadores indígenas.


Um dos filmes que compõe a programação é “Terruá Pará”, de Jorane de Castro, que traz um mergulho na diversidade da música amazônica e venceu a 15ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, realizado entre o fim de outubro e início de novembro deste ano (exibição no sábado, 9, às 19h).


Outro destaque é “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, que foi o grande vencedor do 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2022 e das categorias de melhor fotografia, edição de som e montagem no mesmo evento e venceu também o prêmio principal na 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, realizada em São Paulo em junho deste ano. O documentário acompanha a expedição na Amazônia em busca da etnia Korubos, promovida pelo indigenista Bruno Pereira, assassinado junto com o jornalista britânico Dom Phillips em junho de 2022 (exibição no domingo, dia 10, às 19h, no Hostel da Vila). 


Compõe também a grade do festival o filme “Elis e Tom, só tinha de ser com você”, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, que mostra os bastidores das gravações do disco “Elis & Tom”, que se tornou emblemático na música brasileira (exibição na sexta-feira, 8, às 19h15, no Hostel da Vila). 


SERVIÇO:

3º Citronela Doc – Festival de Documentários de Ilhabela

8 a 10 de dezembro de 2023
Entrada gratuita


Locais de exibição:
ESPAÇO RE-PERCUSSÃO

Esporte Clube Ilhabela: Av. Força Expedicionária Brasileira, 73 - Santa Teresa

HOSTEL DA VILA

R. São Benedito, 202 - Vila


Redes sociais: Instagram @citroneladoc / citroneladoc.com.br

Realização: Salga Filmes, Ver Pra Crer Produções, Chocadeira Produção Cultural, Hostel da Vila e Re-Percussão Espaço Cultural.


ILHABELA

O arquipélago de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, a 200 quilômetros da capital paulista, é um dos principais destinos turísticos do Estado. Além de reunir algumas das praias mais bonitas do país e ser o município com maior percentual de Mata Atlântica preservada do Brasil (80% do território), a cidade dispõe também de um rico patrimônio cultural material e imaterial. Além disso, a região representa o cenário ideal, por permitir atividades ao ar livre num cenário paradisíaco.


CURADORES


Carol Misorelli (@carolmisorelli) é cofundadora do Instituto Taturana (@taturanamobi), distribuidora de cinema com foco em impacto social. 


Marcia Vaz (@marciavaz) é programadora de cinema no @imoreirasalles. Como curadora de filmes faz parte dos comitês do Festival Internacional de Mulheres no Cinema, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, Mix Brasil – Festival de Cultura e Diversidade e Mostra EcoFalante de Cinema Ambiental.


Marcio Miranda Perez (@mperezmarcio) é coordenador de programação do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade e coordenador da programação latino-americana do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum. 


Francisco Cesar Filho (@xikino2) é cineasta, diretor de documentários (como "Rota ABC") e longas-metragens (como "Augustas"), curador (Mostra Ecofalante de Cinema, entre outros) e diretor de festivais (DH Fest - Festival de Cultura em Direotos Humanos, entre outros). Também coordena comunicação de projetos audiovisuais e entidades.